sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Problemas do Parque Natural Morro do Osso


O Parque Natural Morro do Osso foi criado em 1994, com a intenção de preservar principalmente suas espécies nativas. Mas mesmo tendo passado 17 anos desde a sua criação, o parque continua apresentando alguns problemas.

  • Uma das questões mais preocupantes é que o parque não tem corredores ecológicos. Um corredor ecológico é uma faixa de vegetação que liga áreas naturais, funcionando como uma “saída de emergência” para que os animais possam se reproduzir e se dispersar.
  • Outro problema é a falta de guardas, influenciando na segurança e na própria preservação do PNMO, assim como a lentidão dos órgãos competentes pra resolver os assuntos referentes ao parque.
  • As espécies exóticas como a Acácia Negra e o Pardal também precisam ser melhor administradas, já que impedem as espécies nativas de se desenvolverem naquele ambiente.
  • De certa forma, os índios podem causar alguns problemas, já que a unidade é de Proteção Integral e não de Uso Sustentável.
  • Falta conscientização humana, e isso pode ser notado quando vemos lixos na trilha, pichações no Pé-de-Deus e desmatamento.

Assim...
...ajude a preservar o Parque Natural Morro do Osso!!!





Entrevista com o guarda parque Gilson Gonçalves Antunes no dia 09/11/2011 à respeito dos problemas do parque.


Um comentário:

  1. ir no parque morro do osso foi uma maravilha e conhecemos os problemas e os animais que estão em esticão mais foi mundo bom conhecer o morro do osso..........

    ResponderExcluir