sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Funcionamento do Parque Natural Morro do Osso


O Morro do Osso foi transformado em área de preservação ecológica em 1979 e desde então são mais de três décadas de luta pela preservação da sua área. Segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza), o Parque Natural Morro do Osso é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, ou seja, que não permite alterações que intervirão negativamente nos processos ecológicos que lá ocorrem.

No parque são permitidas somente atividades de recreação, educação ambiental, turismo e pesquisa científica. Mas apesar das visitas serem permitidas, não é possível acampar nem fazer churrasco, bem como plantar ou levar vegetação para casa. Nada pode ser levado do parque, pois é preciso deixá-lo o mais natural possível. Assim, pode-se até fazer um lanche durante a visita, mas é preciso levar o lixo de volta. Se for levar cachorro para trilha, use guia e focinheira e somente ande com ele nos locais permitidos.

Pode-se andar de bicicleta somente na trilha-estrada principal, pois nas demais trilhas a flora e a fauna serão prejudicadas. Não é permitida a entrada de carros.

O Parque funciona de terça a domingo das 8 às 18h. Escolas e grupos organizados podem entrar em contato com a administração do parque e realizar visitas orientadas.



Parque Natural Morro do Osso
Rua Irmã Jacobina Veronese, nº 170 – Ipanema – Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3263.3769

Entrevista com o guarda parque Josimar Antunes Appel sobre o funcionamento do Parque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário