Colaboradores








Gabriel Stradolini
Bom, Achei muito interessante, bastante  legal recomendo para as pessoas que tem curiosidade em conhecer um pouco mais do nosso meio ambiente. O curso e ótimo, a visita ao parque foi boa para conhecermos um pouco mais da natureza.  








Martina Moura
 Eu achei o curso interessante, aprendemos muitas coisas sobre o meio-ambiente, e sobre informática. Visitamos o Morro do Osso, e lá vimos muitas coisas sobre vegetação e espécies, que já tínhamos visto no curso. Falaram sobre maracujá o tempo inteiro, e vimos aquela planta com cheiro de tempero de miojo. Aprendemos mais sobre esse morro que fica aqui perto, mas muitas vezes não sabemos muitas coisas sobre ele.





Aline Rodriguez

Eu gostei muito, tanto do projeto, quanto da visitação ao Morro do Osso, acho importantíssimo esta iniciativa e convido ao pessoal para fazer pois vale a pena.







 
Santa Venira Gomes
Penso que a proposta dos encontros foram plenamente efetivas, ou seja, que vocês ministraram o conteúdo de informática e do meio ambiente com propriedade.
Como núcleo ou extensão da universidade,estas ações beneficiam os moradores da periferia. É uma situação debatida em diversos âmbitos, que o conhecimento necessita sair para além dos muros da academia.
Como sou moradora próximo ao Morro do Osso, ainda não tinha feito uma visita, para admirar a beleza do mesmo. E ao mesmo  tempo, apropriar-me da luta das comunidades para a conservação deste paraíso. 
Fiquei feliz pelo conhecimento adquirido e, principalmente verificar que alunos universitários estão agindo e transmitindo conhecimento, para além dos muros da academia. Parabenizo o curso de vocês que atua na periferia desta comunidade Vila Nova.(podes corrigir o português!)
abraços.





Lisia Fayh
O projeto é interessante pois mostra a própria comunidade a importância das unidades de conservação para a qualidade de vida de seus moradores.









                                                                                                 LUIZ FELIPE
 

O CURSO É MUITO LEGAL, NA QUARTA FEIRA NÓS FOMOS AO MORRO DO OSSO PASSEAR E VIMOS A TOCA DO SAPATEIRO, A ACÁCIA NEGRA, O PÉ DE DEUS, A CAPOROROCA E BEBEMOS ÁGUA DA FONTE.

VIMOS VARIAS FLORES, UMA DIFERENTE DA OUTRA, E O GUARDA PARQUE NOS MOSTROU UMA PLANTA COM GOSTO DE CENOURA, UMA PLANTA CICATRIZANTE E QUE QUANDO VOCÊ APERTA DA PARA USAR COMO TEMPERO.







                                                      Graziela
Eu vi muita coisa por exemplo a toca do sapateiro, o pé de Deus, acácia negra, capororoca e ainda tomamos água do rio. Pena que
nós não conseguimos ver nenhum bicho grande.










Luiz Aguiar


Eu gostei do projeto porque existem vários animais, insetos e bichos que vivem no morro do osso e precisamos preservá-lo.


Árvores como capororoca, acácia negra, samambaia e pedras como o pé de Deus que é de granito.










 Gabriel
O curso é muito legal e fomos no morro do osso. Lá tem muitos animais. Também tem o pé de Deus, uma mini cachoeira, "eu tomei água da cachoeira e era bem gelada".  Lá vimos a toca do sapateiro e a acácia negra. 
Vimos a capororoca ela é pequena quando jovem e é cheia de manchas. 
No pé de deus infelizmente existem muitas pichações.
O morro do osso é o melhor lugar do mundo!     






 Elisangela Viegas 
O curso é muito interessante pois aprendemos a conhecer a flora e fauna natural do Parque do Morro do Osso e sua preservação e o meio ambiente, e também construímos um blog. Gostei muito do curso, bem gratificante, agradeço aos  professores pelo conhecimento. 





João Pedro

 
O projeto é muito bom, aprendi muitas coisas que não sabia. Aprendi a lidar melhor com o computador e ir em lugar que eu nunca fui o Morro do osso.











Caroline Oliveira

Eu achei o projeto muito interessante, aprendi muitas coisas, além de aprender sobre informática aprendi também sobre o meio ambiente. O projeto além de ser interessante é divertido e os professores são legais.










Maycon Guimarães

O projeto foi muito bom e aprendemos muito sobre o meio ambiente e informática. Conhecemos o morro do osso e os seu problemas e os animais que estão extinção.










Paloma Marçal


Bom o projeto navegando no @mbiente, certamente me ajudo bastante. Gostei muito de ir até O Parque Natural Morro do Osso, aprendi muito com esse projeto, também gostei bastante dos professores Izadora flores e Jonas Korndorfer vocês são demais .  











Luis Eduardo 
No morro do osso eu aprendi muita coisa sobre o meio ambiente. Se puder vou de novo no morro do osso.









Gabriel

  Eu gostei deste projeto porque além de aprender sobre informática, aprendi sobre o meio ambiente e conheci pessoas legais.









Helena Fraga


Eu achei curso bem legal, gostei das aulas do passeio, os professores são bem legais e o curso ensinou bastante.










Lais Souza

Eu não fui no morro do osso mas gostei muito do projeto porque ele liga informática que é uma coisa que todos os jovens gostam com meio-ambiente que é muito importante de se preservar.
Eu aprendi muita coisa e adorei!!!!






Anilton Rodrigo Rosa Rodrigues
Eu achei bem legal o projeto e também a ida ao morro do osso
além de poder ver a casa do Ronaldinho la de cima 
acho que este curso pode me ajudar e acho que isso
vai poder me ajudar bastante mais para frente. Espero
voltar outras vezes la no morro do osso.









Edelym Silveira Viegas
 

Gostei muito do projeto é divertido aprender a fazer o blog e ir ao parque natural morro do osso.










Inês Barbosa Felicio

 Eu gostei muito do curso, achei muito interessante, acho que vai me ajudar no meu futuro...
  Gostei da ida ao Morro do Osso achei muitoo divertidooo...














Felipe Caldas Correa

 Gostei muito de visitar o morro do osso, coisa que eu não tinha feito. Espero voltar lá muitas vezes.










Vitoria Francisca Guedes

Gostei muito de fazer o curso, é bem legal e interessante. foi através do curso que eu aprendi a fazer o meu blog e também conheci o Parque Natural Morro do Osso.
Os professores são bem legais. 









Fabiola Silva Abreu

Eu adorei o passeio, o curso e aprendi coisas que eu não sabia.
Gostei muito dos professores(as) eles sabem ensinar como ninguém,
no passeio eu vi como a natureza e tão bonita e aprendi que cuidar da natureza e muito bom pro nosso futuro, tomara que todos concordem com isso. Beijos para todos que fizeram o curso. 











Dhionismar Bilha da Fontoura

Eu adorei a iniciativa do projeto em se preocupar com a preservação do morro do osso e seus recursos naturais. Foi a primeira vez que eu fui no morro do osso e já aprendi que devemos proteger o que é nosso e tudo que fazemos para a natureza tem volta!

 










Wania




O projeto foi muito bom, por que explicaram tudo muito bem.
A única coisa ruim que ocorreu  foi a sala do telecentro que era muito quente.
Muito obrigado por terem paciência conosco hehe.














Evelyn
Eu achei bom esse curso por que aprendi um pouco mais sobre informática,  o meio ambiente e no morro do osso aprendi sobre várias árvores exóticas e nativas.












 


Kethelin




Eu gostei do projeto por que, neste meio tempo aprendi sobre as plantas exóticas e nativas do Parque Natural Morro do Osso.
















 
Andressa
EU GOSTEI MUITO DESSE CURSO APRENDI VARIAS COISAS.













Leandro

Eu gostei do curso, por que aprendi coisas novas que ainda não conhecia, também gostei do passeio no Parque Natural Morro Do Osso por que vimos animais e árvores que não conhecíamos, foi muito legal.
abraços do amigo.














Mariana

Eu adorei muito,  aprendemos a preservar o meio ambiente!















Larissa

 Eu achei esse curso muito interessante e muito legal, porque eu aprendi muita coisa e
ainda fomos ao parque natural morro do osso, o que foi muito divertido.  
















Miriam
Eu achei o curso muito interessante, aprendi muitas coisas sobre o  meio-ambiente e sobre informática. Visitamos o morro do osso e foi muito divertido. Eu adorei a iniciativa projeto em preocupar-se com a preservação do morro do osso e seus recursos naturais. Foi a primeira vez que eu foi no morro do osso e já aprendi  que devemos proteger  a natureza. 













Daiane

Eu gostei muito de fazer este projeto porque eu aprendi muita coisa, fomos ao Parque Natural Morro do Osso e lá eu vi várias coisas e conheci bastante coisas interessantes como Cactos etc. Eu também gostei das aulas do Jonas ele é bem legal e sabe explicar os trabalhos bem direito e também das aulas da Isadora que a gente falou sobre o Morro do Osso.