sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Gestão do Parque Natural Morro do Osso


O Parque Natural Morro do Osso é uma unidade de conservação de domínio publico, ou seja, administrada por um órgão governamental. Como o Parque localiza-se inteiramente em Porto Alegre, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) é o órgão responsável pelo gestão do Parque.

Para ajudar na administração, o Parque possui um Conselho Consultivo. O Conselho Consultivo é um conselho formado pelo o órgão responsável pela administração da unidade de conservação junto a representantes de órgãos públicos e organizações da sociedade civil, como associações de bairros. É traves do conselho consultivo que ocorre a gestão participativa na UC, na qual cada representante pode participar de forma igual na tomada de decisões para unidade, a fim de integrar interesse sociais com os da unidade de conservação, bem como integrar a unidade como outras áreas protegidas. Além disso, o conselho consultivo auxilia na elaboração, revisão e implementação do plano de manejo.

O plano de manejo é um documento técnico que auxilia na gestão da unidade de conservação, visando o cumprimento dos objetivos estabelecidos na sua criação. O plano de manejo do Parque Natural Morro do Osso foi finalizado em 2005 e encontra-se disponível para consultas públicas na sede da administração do Parque, na SMAM, bem como no site da mesma.







Video sobre a Gestão do Parque Natural Morro do Osso



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