sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fauna do Parque Natural do Morro do Osso

Apesar de não serem vistos muitos animais nas Zonas de uso extensivo e intensivo, o Parque Natural do Morro do Osso apresenta uma fauna com grande diversidade, devido ao fato de possuir uma flora bastante desenvolvida que permita abrigar mamíferos, aves, répteis, anfíbios, etc.

Muitos dos animais vistos no parque encontram-se em perigo de extinção ou de vulnerabilidade, percebendo-se assim a importância da criação de corredores ecológicos, que ligam locais de preservação através de áreas de vegetação.

São encontradas 5 espécies de mamíferos, entre elas o bugio-ruivo, que está ameaçado de extinção no Rio Grande do Sul devido às alterações do ambiente.

Quanto às aves, são encontradas no parque aproximadamente 65% da avifauna de Porto Alegre, com diferentes habitats e maneiras de alimentação e residência.

Dentre os répteis, são encontrados cobras, lagartos e lagartixas, normalmente vistos em campos rupestres e pedregosos, enquanto que os anfíbios são representados por espécies encontradas em boa parte do RS, vivendo próximos a corpos líquidos e servindo como indicadores ambientais.

Já os moluscos apresentam 10 espécies e são indicadores de matas nativas com boa preservação.

Através dessa diversidade de fauna pode ser notada a importância do parque na região, que entre outras coisas, serve como local de residência, reprodução e desenvolvimento para muitos animais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário